Notícias
AAV
24 de agosto de 2024 ● 1 minuto para ler
Era de madrugada em Portugal e muitos foram aqueles que se levantaram para ver na televisão, Carlos Lopes correr a maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Estávamos a 12 de agosto de 1984 e essa manhã ficaria para a história do desporto português. O viseense Carlos Lopes foi mais forte que a concorrência e já na parte final da sua épica carreira desportiva, conquistaria o primeiro ouro olímpico para o desporto português.
Já o clube que o viu nascer para estas andanças, o Lusitano Futebol Clube, comemorou a 14 de agosto de 2024, os seus 108 anos de existência, com a cerimónia a decorrer no adro da igreja de Vildemoinhos. Estiveram presentes os representantes de diversas entidades oficiais do concelho e claro, Carlos Lopes, em que foi recordado o feito histórico desportivo numa homenagem bastante emotiva, a celebrar a passagem do 40.º aniversário desta enorme conquista.
Na hora dos discursos falaram: Carla Abibe (presidente da Associação das Cavalhadas), José Carlos Lopes (presidente da AF Viseu), José Chaves (vice-presidente da Associação de Atletismo de Viseu), Jorge Costa Pinto (representante da Junta de Freguesia de Viseu), Márcia Lima (presidente da Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador) e Leonor Barata (vereadora na Câmara Municipal de Viseu). Nesta cerimónia, esteve presente ainda Ramiro Sousa, também ele, vice-presidente da Associação de Atletismo de Viseu, que a par de José Chaves, homenagearam Carlos Lopes, recorde-se, também este é vice-presidente da Associação de Atletismo de Viseu.